Minha foto
Nome:
Local: minas gerais, Brazil

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

José Clemente Orozco


(n. Ciudad Guzmán, estado de Jalisco - 23 de novembro de 1883 - m. 7 de setembro de 1949) foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com Rivera e Siqueiros.
Orozco destacou-se principalmente na pintura mural, mas também se dedicou à pintura de cavalete, à aquarela, ao desenho e à caricatura, que fazia mais como forma de sustento do que como arte.
A temática central da sua obra é a revolução, a luta do povo para atingir os seus ideais e uma nova sociedade. A representação formal na sua obra reflete uma mistura de influências estéticas que vão do realismo ao expressionismo e passam pela arte renascentista italiana dos séculos XV e XVI.
Orozco trabalhou principalmente no México, onde a sua atividade de muralista foi mais intensa, mas, à semelhança de outros muralistas mexicanos, desenvolveu algumas obras nos Estados Unidos. Um de seus mais famosos murais se encontra no Dartmouth College, em New Hampshire, e foi pintado entre 1932 e 1934, abrangendo quase 300 m² em 24 painéis. Outro de seus murais pode ser encontrado na New School for Social Research, atualmente New School University.
Entre 1922 e 1949, Orozco pintou uma superfície total de 4.700 m², em dezessete edifícios no México e quatro nos Estados Unidos. (wikipédia)


Demons Seated at a Table, c. 1944

Gouache and brush and black ink on cream wove paper
251 x 326 mm
Gift of David Adler, 1945.24

© Orozco Valladares Family.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial