work in progress

work in progress

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Paul Murry

Paul Murry nasceu em 25 de novembro de 1911, no Missouri, e desenhou sua primeira tira para a Disney em 1943, uma tira dominical para a história de estréia do Zé Carioca nos quadrinhos, trabalho conjunto com o desenhista Bob Grant. A primeira tira de Murry foi publicada em 7 de março daquele ano e permanece inédita no Brasil.

Apesar de ter trabalhado com inúmeros personagens Disney, como Panchito, Coelho Quincas, Pato Donald e Pluto, entre outros, Murry ficou conhecido pelo seu trabalho com o Mickey e o Pateta. No verão de 1950, Murry desenhou sua primeira história longa com o camundongo, "O Monstro Marinho". A partir de 1953, Murry iniciou uma parceria de sucesso com o roteirista Carl Fallberg, publicando histórias seriadas para a revista Walt Disney's Comics (and Stories).

Paul Murry produziu 787 histórias entre 1942 e 1984, sendo, em sua maioria, histórias longas com Mickey e Pateta as mais famosas. Mas ele desenhou também inúmeras histórias com Quincas, Tico e Teco, Lobão, Lobinho e Três Porquinhos, além dos Patos.
Murry, no entanto, nunca roteirizou nenhuma história e sempre trabalhou em parceria com roteiristas Disney (alguns já citados).
Apesar de não escrever as histórias ele criou através de seu desenho uma galeria de tipos e objetos que facilitam sobremaneira a identificação do seu traço.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário