work in progress

work in progress

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Matthias Grünewald


Mathis Gothart Niethart, conhecido como Matthias Grünewald, (Würzburg, 1470 — Halle an der Saale, 31 de agosto de 1528) foi um pintor alemão, precursor do expressionismo e um dos maiores pintores germânicos do gótico tardio. Um biógrafo do século XVII, Joachim von Sandrart, erroneamente o identificou pelo nome Grünewald; seu nome real foi descoberto apenas em 1920. O caráter visionário de sua obra, com sua expressão de linhas e cores, contrasta com seu contemporâneo Albrecht Dürer.(wikipédia)

Começou a aparecer como profissional da pintura sacra quando vivia em Aschaffenburg, em Seligenstadt am Main e seu primeiro trabalho com data conhecida é o Escárnio de Cristo, de 1503.

Assumiu o cargo de pintor oficial do arcebispo de Mainz em 1509. Mudou-se em 1515 para Isenheim, na Alsácia, para realizar um retábulo para a Igreja dos Antoninos, obra máxima de seu estilo dramático, de intenso colorido. De volta a Aschaffenburg, foi contratado para outras pinturas religiosas, porém envolvido em uma revolta de camponeses, foi obrigado a fugir para Frankfurt. De sua obra, revalorizada no século XX pelos expressionistas, hoje conservam-se apenas dez pinturas e alguns desenhos.

O compositor Paul Hindemith compôs, em 1938, a ópera Mathis der Maler baseada na vida de Grünewald.



The Mocking of Christ, approx. 1503, pine panel, Pinakothek at Munich. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário